sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mais sobre "a possível descoberta do mais antigo fragmento do Novo Testamento"

Foto verídica do tal fragmento do Evangelho de Marcos ou falsificação?
Essa foto tem circulado na internet nos últimos dias. Alguns chegaram a afirmar que se trataria da foto do tal fragemento sobre o qual falamos no post anterior. No entanto, outros estão dizendo que o fragmento em questão não é o dito cujo; outros ainda dizem que se trata de uma falsificação. 


Ou seja, como vocês podem notar, há muito "blá, blá, blá" e "ti ti ti", e pouca informação precisa e confiável. Até agora, por exemplo, não consegui descobrir de onde viriam os supostos fragmentos, onde foram descobertos, etc. Se alguém souber, por favor, me avise.

Continuo achando que a melhor atitude em relação a isso é a prudência. Não vou dizer que  se trata de uma falsificação, mas também não vou acreditar. O tempo dirá se o tal fragmento existe de fato e se é verdadeiro.

Questionamentos em relação à datação também já começam a surgir na internet, principalmente em blogs de estudiosos e de estudos bíblicos. Primeiramente, esqueçam o tal do "carbono 14"; esse método não é preciso o suficiente para datar um manuscrito antigo. O melhor método para se saber a data de um manuscrito antigo ainda é a paleografia. Não conheço muito do assunto, mas pelo que andei perguntando a alguns de meus professores, é muito difícil afirmar categorigamente que um fragmento tão pequeno provenha do séc. I.

Qualquer nova informação eu posto aqui no blog. Algo me diz que ainda vamos ouvir muito sobre esse assunto até a Páscoa....


2 comentários:

Nehemias disse...

Oi Júlio,

Ao que parece essa foto não é a do fragmento tão citado.

Parece que alguém colocou a foto no seu perfil do Facebook, um amigo dele, que usa o apelido "GodAlmight", publicou em um fórum de internet meio "fringe", que, por sua vez, virou uma postagem de blog daquele forum e partir dai ganhou o mundo.

Alías, o Mark Goodacre escreve um post muito esclarecedor sobre isso

http://ntweblog.blogspot.com/2012/02/provenance-of-picture-of-mark-fragment.html

Nehemias

Julio Cesar Chaves disse...

Muito obrigado pelo comentário pertinente.

Vamos esperar por novas notícias sobre o assunto, logo saberemos de mais coisa.

Aliás, parece que virou moda: ontem o governo da Turquia anunciou a descoberta em 2010 de um códice de cerca de 1500 anos....